Marketing Digital para Vender Serviços

Hoje você precisa saber divulgar na internet

Dominar marketing digital é um dos fundamentos modernos do sucesso

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Para associar a venda de serviços aos meios de comunicação digital é preciso compreender primeiro como essas ferramentas funcionam para esse fim. Qual seria a melhor forma de utilizar de maneira positivao meio virtual para vender os serviços que a sua empresa fornece? Pensando nisso, conversamos com Rodrigo Losina, diretor de uma empresa de cursos profissionalizantes on-line e off-line, que quase não trabalha mais com a divulgação de seus produtos e serviços em mídias físicas. Encontrou no marketing digital a resposta para atingir diretamente o público-alvo da sua empresa.

 

“Aproveite tudo que existe nos novos meios de comunicação. Principalmente a possibilidade de mensurar resultados todos os dias”. Assim terminou nossa conversa com Rodrigo Losina. Fazendo uma reflexão os novos rumos da comunicação – quehoje não é apenas uma tendência, mas uma realidade. Com a proliferação dos smart phones e o uso de tablets;divulgar a marca nas mídias sociais é parte do dia-a-dia das empresas. Ranqueamento nas páginas de busca é parte do orçamento, associado a uma produção de conteúdo com propriedade para melhores resultados.

 

E-mail marketing, redes sociais, Google AdWords e etcétera. São tantos os recursos que às vezes não sabemos nem por onde começar. Ou se estamos fazendo certo. Será que sua empresa está bem inserida nas mídias digitais?Segundo Losina, que nos contou um pouco da rotina de sua equipe nas ações de marketing da empresa, tudo faz parte de um grande processo. O e-mail marketing, por exemplo, é considerado por ele uma ferramenta incrível, mas que não deve-se abusar do uso. O cliente em potencial não quer receber spam nem e-mails de listas que não se cadastrou.  Além do fato de que fazer isso gera um resultado negativo para a marca da empresa. Hoje em dia os provedores se tornaram muito mais rígidos. É importante pensar antes de mandar um e-mail – quem é essa pessoa que vai receber esse e-mail? Ela tem algum vinculo com a empresa? Ela tem interesse em receber os e-mails?

 

Mas e que lista é essa afinal? Uma lista de e-mails é a rede de relacionamento virtual de uma empresa. Onde ela tem inúmeros endereços para fazer a sua divulgação. Muitas empresas optam por comprar listas prontas, com mais de cem mil endereços de e-mail cadastrados em alguns casos. Mas comprar listas de e-mails é um tiro no pé. E ser marcado como spam é algo que sua empresa não quer. Losina comenta que sua estratégia é dar sua newsletter ao cliente sempre do jeito que ele quer. “Ele pode escolher o que quer receber de nós em sua news. Tem que ser um formato que tenha alguma continuidade, uma sequencia para mantermos o contato”. Contudo, a indicação ainda é o melhor movimento para se montar uma lista de e-mail marketing. Pessoas ouvindo falar de outras pessoas sobre a sua empresa e entrando em contato. Passar a conhecer empresas através de uma newsletter vinda de uma lista em que a pessoa não se cadastrou, não parece ser a melhor das estratégias para a empresa.

 

Outra ferramenta de comunicação que não se pode estar de fora atualmente são as redes sociais. Estar lá nem sempre quer dizer que seu objetivo é necessariamente vender. Na maioria dos casos a intenção é fazer parte do que os clientes estão compartilhando com seus amigos.  Para isso é preciso entender de que forma o público da empresa interage com o seu circulo social. Mas principalmente, compreender que não basta estar lá, tem que conseguir responder as pessoas que entram em contato com a empresa pelas muitas redes sociais.

 

Mas estar conectado não significa menos conteúdo. Tem que agregar valor, não apenas resultados de ranqueamento no Google. Produzir um material com propriedade e não apenas um redirecionamento de links de outras páginas com conteúdos.Se sua empresa já está inserida nos meios digitais, faça uma avaliação do método que está sendo utilizado para chegar até o cliente. Converse, pesquise, peça orientações, veja as ações dos concorrentes e não esqueça de deixar um espaço em sua página na internet para que as pessoas possam se cadastrar e receber a newsletter da sua empresa. Mas se ainda não está lá, comece a elaborar uma estratégia para fazer parte desse mundo que já é parte da elaboração de um plano de comunicação empresarial 3.0.

 

Artigo de autoria da VoGoz Comunicação

Direção Vanessa Kliemann de Oliveira e Cristiane Ruiz.

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2 respostas para Marketing Digital para Vender Serviços

  1. Excelente Artigo.Muito didático e claro. Aborda de forma simples e objetiva os principais pontos do marketing digital e estabelece uma relação fundamental com o marketing tradicional.
    Parabéns!

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